Cuide-se

Nutrição enteral: a importância da alimentação correta

A nutrição enteral é, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, definida como o alimento para fins especiais. Isso inclui o controle de nutrientes, de forma isolada ou combinada. O uso pode ser por via oral ou por sondas. Essa alimentação é utilizada para substituir ou complementar o tratamento de pacientes desnutridos ou que possuem necessidades nutricionais.

Os casos em que a nutrição enteral também é recomendada incluem quadros precoces, em que a pessoa possa ter propensão à desnutrição. As situações em que essa alimentação mais aparece são em condições de acidente vascular cerebral, pacientes em coma e anorexia, doença de Alzheimer, entre outras. Quando feita por sondas, a nutrição enteral chega diretamente ao estômago ou intestino delgado, podendo ter diferentes vias de acesso.

No mercado, existem dietas para diversas necessidades de nutrientes. Nelas, é possível contar, por exemplo, com a presença de carboidratos, proteínas, ferro, fibras e vitaminas. Como resultado, melhoram a energia e a força, além de prevenirem a perda de peso. Na Atrium Hospital, trabalhamos com marcas completas que atendem as exigências de cada caso. Entre elas, estão a Danone, a Biobase e LifeMed.

Administrando a nutrição enteral em casa

Após a alta hospitalar, muitos pacientes ainda precisam dar continuidade ao tratamento com a dieta enteral em casa. Para cada situação, o médico ou nutricionista indica os produtos e em quais dosagens a alimentação deve ser feita. A nutrição é feita, normalmente, com o auxílio de um frasco, seringa ou equipo. A indicação é que o produto seja oferecido em temperatura ambiente.

Para os procedimentos caseiros, a nutrição enteral industrializada é a opção ideal. Isso porque, encontrada em formato de pó ou líquido, a dieta comercializada está pronta para ser servida. O controle de nutrientes é rigoroso e se adaptam às necessidades dos pacientes, da mesma forma em que são administradas em hospitais.

 

Na hora da alimentação, o paciente deve estar preferencialmente deitado para evitar um possível retorno da dieta. Outro cuidado essencial é com a higiene para manusear o material a fim de impedir contaminações e riscos para a saúde do paciente.

Na Atrium, você encontra diversos materiais e produtos com os nutrientes corretos para uma dieta balanceada. Entre em contato!